quarta-feira, 19 de maio de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Angariação de fundos a favor do Maria da Paz Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Mais de 60 crianças usufruem, diariamente, dos serviços prestados pelo Instituto Maria da Paz Varzim. As dificuldades económicas têm sido grandes ao longo destes anos de actividade, mas a dedicação a este grupo por parte da Direcção, dos funcionários e de alguns amigos, tem conseguido superar os contratempos. A colaboração de empresas e particulares tem sido essencial para a continuidade deste projecto. E, é neste sentido, que o Instituto Maria da Paz Varzim organiza este fim-de-semana, 21, 22 e 23 de Maio, no Diana Bar, uma angariação de fundos. Sob o tema “Santa Isabel, Rainha da Paz”, a associação irá promover três dias repletos de iniciativas, desde debates, a momentos de dança, comédia e música. O objectivo é conseguir verbas para a compra e colocação de umas escadas de incêndio, uma norma de segurança imposta pela Segurança Social, sendo que a aquisição e obras inerentes terão um custo de cerca de sete mil euros.
Sendo assim, aa sexta-feira, 21, pelas 21h00, irá decorrer a sessão de abertura, com a presença do padrinho da festa, Manuel Serrão. A academia Gimnoarte irá abrilhantar a noite com um apontamento de dança, ao qual se seguirá o debate “A mulher ontem e hoje”, com a participação de Odete Costa (presidente do Instituto), Cecília Meireles (deputada da Assembleia da República), Andrea Silva (vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim), Aurora Cunha (atleta olímpica), Deolinda Carneiro (directora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim) e Amélia Monteiro (directora da Exponor).
No sábado, 22, a partir das 10h30, antigos jogadores do Varzim Sport Club vão estar “À conversa com…”, uma interacção informal entre os craques e o público. À tarde, a partir das 15h00, momentos de comédia, poesia e música serão trazidas por “amigos” do Instituto, entre os quais Rui Nova, que recentemente participou no Festival da Canção. Às 21h00, os Pequenos Cantores de Amorim e o grupo Laundos Ensemble vão oferecer um concerto a não perder.
No domingo, 23, às 10h30, mais um “À conversa com…”, desta vez para dar a conhecer a solidariedade de agora e de outros tempos. Laurinda Poças e Joaquina Costa vão explicar as diferenças entre trabalhar no Instituto no tempo da sua fundação e nos dias de hoje. Às 15h00, as crianças do Maria da Paz Varzim vão ser as estrelas, dançando e encantando todos os presentes. A academia Baila Pásion também irá dar o seu contributo a esta festa, dando um espectáculo de sevilhanas. O Rancho de Amorim e Tiago Pereira, violinista, irão também actuar.
Entre jardim-de-infância e Actividades de Tempos Livres (ATL), a associação irá dedicar-se a um novo projecto: “Arrisca”. Durante três anos, o Instituto, juntamente com a Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, irá trabalhar com crianças e adultos em várias áreas: informática, inglês, música, desporto, acompanhamento psicológico, oficinas família, expressão plástica e acompanhamento ao estudo. Todo este apoio será gratuito para aqueles que forem recomendados por um destes parceiros e funcionará na sede da Associação Cultural e Recreativa da Matriz. O Instituto Maria da Paz Varzim foi a única instituição a quem o apoio foi concedido na Póvoa pelo Ministério da Solidariedade, no âmbito do Programa “Escolhas”.
Por todos estes motivos e mais alguns, a associação espera pela sua presença e pelo seu contributo. Não se esqueça que “o melhor do mundo são as crianças”.

PÓVOA DE VARZIM

Dia Internacional dos Museus comemorado na companhia de mais de 300 visitantes


“Aves do mar da Póvoa”

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Dia Internacional dos Museus foi assinalado ontem, 18 de Maio. Mais de 300 pessoas visitaram o Museu Municipal da Póvoa e participaram nas iniciativas preparadas para comemorar a data.
Durante a tarde foi apresentada a exposição “Aves do Mar da Póvoa”, uma mostra sobre a diversidade de aves marinhas que acorrem à nossa costa, ao longo de todo o ano. Tem como objectivo dar a conhecer as espécies existentes e as diferenças entre elas, os locais onde podem ser encontradas e as suas características comportamentais. São mais de 40 fotografias de espécies que são já frequentes na nossa costa, como a Gaivota de Patas Amarelas, e outras que desapareceram, mas entretanto voltaram à nossa costa, e até mesmo novas espécies, como a Gaivota de Cabeça Preta. A exposição pretende mostrar a rica Biodiversidade de aves marítimas da Póvoa, que pode ser observada nas praias, no Porto de Pesca e até mesmo no Parque da Cidade.
Esteve também patente durante todo o dia a Feira das Artes, onde as mais diversificadas peças de artesanato podiam ser adquiridas, desde camisolas poveiras a artigos em barro.
À noite, o Rotary Club da Póvoa de Varzim fez questão em visitar o Museu Municipal num gesto de apreço, no Dia Internacional dos Museus, pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura da Póvoa de Varzim.

PÓVOA DE VARZIM

Comemorações dos 254 anos da Santa Casa



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim celebra 254 anos.
O programa comemorativo arranca sexta-feira, 21 de Maio, às 21h30, com uma conferência e entrega de medalhas, no Salão Nobre da Santa Casa. “A contribuição dos fígados PAF na transplatação hepática” será o tema da dissertação proferida por Eduardo Barroso, à qual se seguirá a entrega de medalhas de prata de reconhecimento a Eduardo Barroso, Gil da Costa, José Macedo Vieira e Mário de Almeida.
No sábado, 22, entre as 14h00 e as 17h00, terão lugar visitas guiadas às instalações da Santa Casa da Misericórdia e às 17h00 haverá um momento de animação com a actuação da Tuna «Gestrintuna», no refeitório da instituição.
A Missa de Aniversário será celebrada no domingo, 23, às 11h00, na Igreja da Misericórdia, e contará com a animação do Grupo Coral da Igreja dirigido por José Manuel Lopes da Silva. Pelas 17h00, a Igreja acolhe um Concerto de Música Sacra e Espirituais Negros pelo Coral da Sagrada Igreja Catedral de Tui (Galiza-Espanha) sob a direcção de Don Agustin Rodriguez. O espectáculo é de entrada livre.

PÓVOA DE VARZIM

A adolescência em debate, na Biblioteca Municipal



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No dia 20 de Maio, quinta-feira, às 21h00, realiza-se, na Biblioteca Municipal, uma acção de sensibilização e debate sobre "Os Comportamentos de Risco na Adolescência - sinais de alerta" orientada por Conceição Prisco, responsável pelo Gabinete de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Eça de Queirós. A sessão contará ainda com Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, Pedro Teixeira, Psicólogo da Escola do Cego do Maio, Lucinda Delgado, Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim e Comissário Gomes, da PSP.
Esta iniciativa é promovida pela Direcção do Agrupamento e da Associação de Pais da Escola do Cego do Maio com a colaboração do Serviço de Psicologia e Orientação e da Associação de Pais da Escola Secundária Eça de Queirós.
A acção destina-se exclusivamente a pais, encarregados de educação e profissionais da área da educação e prevenção de riscos da adolescência.

Sinopse
A adolescência é um período de rápidas alterações físicas, emocionais, socioculturais e cognitivas.
Tendo como tarefa por excelência a construção da identidade, o adolescente preocupa-se com a definição de si próprio e do seu papel no mundo, explorando novos caminhos e estabelecendo novas relações com os seus pais, outros adultos e os seus pares.
No caminho da autonomia, liberdade e responsabilidade o percurso do adolescente caracteriza-se por constantes avanços, recuos e reorganizações bem como pela vivência de sentimentos contraditórios: do desafio e motivação à insegurança ou desânimo, do conformismo à rebeldia, do sentido do dever ao desejo do prazer.
Nesse percurso o adolescente pode ser exposto a factores de risco e adoptar comportamentos ameaçadores da sua saúde e bem-estar conduzindo a situações problemáticas como o uso e abuso de substâncias, uma gravidez não planeada e a exposição a doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios alimentares, violência entre pares ou isolamento social/suicídio entre outros.
Promover um maior conhecimento sobre a adolescência e as mudanças inerentes às relações pais – filhos bem como sobre os diferentes sinais/comportamentos de risco é assim um dos objectivos desta acção, já que os pais que têm consciência destas mudanças estão mais aptos a aceitá-las e a adoptar atitudes adequadas face às situações apresentadas.
Apesar de neste percurso a convivência entre pais e filhos se tornar por vezes difícil os pais podem e devem continuar a ser o porto de abrigo para os seus filhos. Tempo, Afecto, Comunicação, Convicção são apenas algumas das competências envolvidas.
Venha praticá-las e partilhá-las connosco...