quinta-feira, 15 de abril de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Serviços de atendimento no G.A.S. da Estela

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Desde Março de 2008 que a Estela conta com um Gabinete de Acção Social (GAS), em funcionamento no edifício da Junta de Freguesia.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, o GAS da Estela presta, com a ajuda de pessoal técnico especializado, atendimento nas áreas de Serviço Social e Psicologia, às quartas-feiras, das 14h00 às 17h00 e às quintas-feiras, das 9h00 às 12h30, respectivamente.
No concelho, existem vários Gabinetes de Acção Social espalhados por várias freguesias. Resultam do esforço em promover a melhoria das condições de vida das pessoas e grupos em processo ou situação de desfavorecimento e/ou exclusão social, através do aumento dos seus níveis de participação e de acção comunitária, bem como da aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e sociais facilitadoras da sua inserção profissional e social, contribuindo desta forma para a revitalização do tecido social e da economia local.

PÓVOA DE VARZIM

Rotary promove espectáculo com fins solidários
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Rotary Club da Póvoa de Varzim organiza no dia 24 de Abril, sábado, às 21h30, no Auditório Municipal, um espectáculo musical de canto e piano por Raquel Camarinha e Raul Peixoto Costa, dois jovens promissores nestas duas áreas artísticas. Mas, mais do que um concerto de excelente qualidade, esta iniciativa do Rotary Club é exemplo de cidadania solidária, já que os fundos angariados reverterão, integralmente, para a aquisição de uma cadeira de rodas eléctrica para um jovem deficiente residente em Aguçadoura.
O Concerto de Canto e Piano conta com o apoio da Câmara Municipal e a organização espera, também, a colaboração da população poveira no sentido de divulgar o espectáculo e mobilizar as pessoas que nos rodeiam a estarem presentes. Assim, é feito um apelo para que a comunidade mostre o seu lado humanitário e marque presença num evento de grande qualidade, mas também com o cunho da entre-ajuda. A entrada para o concerto é gratuita sendo que cada um será livre de decidir o valor do seu donativo que deverá ser colocado num envelope distribuído pela organização. Saiba que estará a colaborar com o José, que nasceu com uma deficiência rara que o impede de se deslocar e ao longo da sua vida nunca obteve qualquer contributo para melhorar a sua situação de mobilidade.

PÓVOA DE VARZIM

“Janelas, Varandas e Jardins Floridos” – abertas inscrições para o concurso



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Estão abertas, até 31 de Maio, as inscrições para a 17ª edição do concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”, promovida pelo Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico e que incentiva os moradores do município a cuidar dos seus espaços ajardinados particulares.
As inscrições devem ser feitas no Posto de Turismo, sendo que os participantes devem ter em conta que o espaço ajardinado a concurso deve ser visível a partir da rua. À semelhança do ano passado, irão ser distribuídos prémios em quatro categorias: varandas, janelas, jardins e condomínios, sendo que os espaços vencedores serão escolhidos por um júri, constituído por três profissionais ligados às áreas Ambiental, de Espaços Verdes e Paisagística. Estes irão visitar os arranjos a concurso entre 1 e 11 de Junho, avaliando-os tendo em conta o estado de conservação das plantas, a densidade da floração e a harmonia dos espaços. A entrega de prémios decorrerá no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, celebrado a 16 de Junho.
“Janelas, Varandas e Jardins Floridos” conta já com 17 edições e tem como objectivo fomentar o crescimento das áreas verdes privadas no município, assim como apelar ao respeito pelos jardins públicos.

PÓVOA DE VARZIM

Póvoa de Varzim colabora com Guiné-Bissau na criação de uma Biblioteca em Ondame




Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Sexta-feira, 16, às 21h30, será apresentado, no Diana Bar, o projecto de criação de uma Biblioteca em Ondame, na Guiné-Bissau. A iniciativa está a ser desenvolvida desde o início do ano pela Fundação João XXIII e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Coube à Biblioteca Municipal da Póvoa colaborar neste projecto desde a sua fundação, contribuindo com informações e sugestões, estabelecendo-se contactos frequentes entre os responsáveis das duas Bibliotecas. A Biblioteca poveira disponibilizou ainda um catálogo para registo dos livros existentes e alguns posters para decoração do local.
Sobre a origem do plano de criação de uma Biblioteca em Ondame, Cláudia Martins informou que “em Janeiro de 2010 partiu mais um grupo de 12 pessoas, para Ondame (situada a cerca de 60 km da capital), com o intuito de dar seguimento aos projectos existentes (Clínica e Maternidade Bom Samaritano, e Rádio Ndjerapaco) e criar uma Biblioteca, visto não existir nenhuma na região. Para este novo projecto foi disponibilizado um local, que depois de alguns anos a servir como armazém, renasceu com mais vida, mais luz e mais dinamismo. Para tal foi necessário reparar o telhado, rebocar e pintar as paredes, limpar e construir prateleiras, para finalmente se poder instalar os livros previamente catalogados, registados e etiquetados”.
A Fundação João XXIII, instituição do patriarcado de Lisboa situada na região do Oeste, desenvolve, desde 1990, projectos de solidariedade na Guiné-Bissau, um país com inúmeras carências sociais, nomeadamente ao nível da Educação e da Saúde.
Ao longo destes 20 anos, muitos projectos foram apoiados, na cidade de Bissau (projectos de Educação), em Canchungo (projectos Agrícolas) e em Ondame - região do Biombo – com projectos na área da Saúde. Estes projectos são desenvolvidos graças aos grupos de voluntários que partem todos os anos, para a Guiné-Bissau, graças ao trabalho e às campanhas de angariação de fundos e bens materiais, levadas a cabo em Portugal, e aos apoios de inúmeros particulares e empresas.