terça-feira, 30 de junho de 2009

Parque da Cidade – zona de lazer inaugurada depois de sonho com 12 anos

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Foi inaugurada, no passado sábado 27, a 2ª fase do Parque da Cidade. Com esta oferta à população em plenas Festas de S. Pedro, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim amplia os seus espaços verdes, sendo que esta zona se destina, essencialmente, ao lazer e à prática desportiva informal.
“O que acabamos de ver é um sonho que a nossa comunidade tinha há muitos anos. Conseguimos fazer uma obra que era uma utopia e agora é uma realidade”, referiu José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, no final do passeio pela nova zona do Parque, que fez em conjunto com centenas de munícipes. Pelo caminho, muitas eram as referências à harmonia dos espaços e muitos os parabéns endereçados não só ao Executivo, mas também ao autor do projecto, o Professor Sidónio Pardal, que assistiu à inauguração. Presentes estiveram também comitivas das cidades de Eschborn e Montgeron, com quem a Póvoa partilha relações de geminação, presididas por Gérald Herault, Presidente da Câmara de Montgeron, e Mathias Geiger, Vice-Presidente da autarquia alemã.
Explicando que a zona de lazer do Parque da Cidade se encontra inserida numa área total de 78 hectares , Macedo Vieira relembrou que a 1ª fase do projecto passou pela construção da área desportiva, onde hoje está o Complexo Desportivo Municipal, com dez hectares. A esta área, vocacionada para o desporto de competição, junta-se esta 2ª fase, que dá por concluída a intervenção em 30 dos 78 hectares disponíveis. Futuramente, e após aprovação da alteração do Plano de Urbanização, o esforço concentrar-se-á na zona poente, com, numa 3ª fase, a construção do Estádio do Varzim S.C. e do complexo do Clube Desportivo da Póvoa, a que se seguirá, na 4ª e última fase, a recuperação das antigas pedreiras, fase essa já projectada também por Sidónio Pardal.
Esta é uma obra extensa, mas que a autarquia está a levar, a par-e-passo, no sentido de, no final, oferecer a toda a população um espaço coeso que em muito irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida, concentrando, num só local, equipamentos vários que convidam o relaxe e incentivam à prática desportiva.

“A construção do Parque da Cidade envolveu a negociação de mais de 150 parcelas de terreno, o que dificultou o processo de negociação, mas mesmo assim posso dizer que mais de 90% dos proprietários colaboraram”, recordou Macedo Vieira, antes de divulgar o investimento feito em todo o projecto, parte dele assegurado pelo Turismo de Portugal, IP. Assim, na 1ª fase foram investidos 7 milhões de euros, e na 2ª fase 3 milhões. No entanto, o investimento total ronda os 17 milhões de euros, valor que abarca as despesas gastas com a compra de terrenos, incluindo os da zona poente.
Dado que a 2ª fase do Parque da Cidade é, na sua essência, um espaço aberto a toda a comunidade, cabe-lhe a ela dar-lhe vida. Por isso, Macedo Vieira escolheu reproduzir, na placa comemorativa da abertura do equipamento, uma frase de William Blake, ‘Onde o Homem não está a Natureza é um deserto’. “Este é o grande desafio, pois se a nossa comunidade não usufruir deste espaço, isto será um deserto”. No entanto, o autarca demonstrou confiança no sucesso do equipamento pois “a obra fala por si” e é uma oferta ao povo da Póvoa de Varzim, “um povo trabalhador, orgulhoso e que confia no seu futuro”.
Sidónio Pardal, que conta com uma larga experiência na construção deste género de equipamentos (projectou o Parque da Cidade do Porto), esteve intimamente envolvido no processo de construção da obra. O professor elogiou “a firmeza do programa de política urbana da Câmara Municipal. Uma obra destas demora anos a fazer e nós estamos aqui há 12 anos. É preciso compreender o tempo das coisas, não fazer o trabalho para o imediato”.
O Parque da Cidade é, assim, mais uma estrutura que surge no âmbito das várias obras que a autarquia tem levado a cabo, no sentido de oferecer à população uma melhor qualidade de vida. São disso exemplo as obras de saneamento que apresentam uma taxa de cobertura acima dos 90%, a construção da Via B, novo eixo rodoviário inaugurado em 2007, a remodelação da Avenida Mousinho de Albuquerque e da Praça do Almada, obras finalizadas em 2008.


Uma visita guiada ao Parque da Cidade, pela mão de Sidónio Pardal
Projectado no âmbito de um trabalho de investigação aplicada do Gabinete de Apoio da Universidade Técnica de Lisboa, coordenado pelo Professor Sidónio Pardal, esta 2ª fase resulta da “obra de ensaio e experimentação” que foi a construção do Complexo Desportivo Municipal, que na altura contou com a colaboração do arquitecto Vítor Mogadouro, que desenhou o edifício de apoio.
O Professor recorda a área de implantação do Parque da Cidade como uma “zona monótona, inóspita, plana e exposta à auto-estrada”. Este relevo plano deu lugar a uma sequência de sítios que se diferenciam pela modelação de terrenos, com a criação de taludes que permitiram diminuir o ruído do trânsito e o impacto visual das estradas circundantes.
O lago, com dois hectares, é o elemento “que estrutura toda a paisagem”, surpreendendo e cativando os visitantes, contribuindo ainda para que todo o Parque adquira o sentido de espaço de contemplação. Escavado a partir do leito de uma ribeira existente, este tem uma dupla alimentação: a do nível freático e a da ribeira que passa a desaguar no lago. A pensar na segurança e bem-estar dos utentes do Parque, o lago tem, em todo o seu perímetro, uma plataforma com uma profundidade de dez metros de largura e uma profundidade de 60 centímetros . Conferindo ainda mais beleza a este cenário, e fruto de uma elevação de terreno já existente, o lago conta com uma ilha central, recheada de árvores, apontamento particularmente expressivo e agradáveis.
A circundar todo o Parque foram criados três quilómetros de percursos pedonais que circundam o lago e as clareiras à distância, de forma a não perturbar “o enquadramento naturalista e romântico” destes elementos. Os caminhos são compassadamente interrompidos por estadias que criam “acontecimentos que contribuem para enriquecer o mapa mental do Parque e reduzir o tempo psicológico dos percursos”. Sidónio Pardal explica ainda que as estadias, no total 20, “são semelhantes a ruínas e dão por isso uma expressão intemporal ao Parque”. Por isso, os materiais usados foram a pedra e a madeira.
Avaliando o fruto do seu trabalho, o Professor alerta, no entanto, que “esta paisagem singular” está ainda “na sua infância e agora são precisos entre cinco a dez anos para que possamos ver a plena compartimentação da paisagem e a expressão do Parque com alguma maturidade. O que as pessoas vão apreciar agora é a sua estrutura base”, explica, aludindo, assim, ao tempo necessário que esta nova fase do Parque necessita para se desenvolver por completo e se ajustar à sua função de embelezamento do espaço e de novo pulmão para a cidade. Parte das 1600 árvores, de 28 espécies, foram já colocadas, sendo que a plantação será retomada em Novembro, a altura mais indicada para o fazer.
Quem visitar o Parque da Cidade irá, assim, descobrir, uma estrutura com uma expressão tão naturalista que apaga por completo a memória da paisagem preexistente, como se esta nunca tivesse sido alterada, a não ser nos apontamentos dos caminhos e das estadias.

Como chegar ao Parque da Cidade
Situado junto à entrada na cidade, próximo da A28, o Parque da Cidade, mais concretamente esta nova zona de lazer, conta com um parque de estacionamento, construído de raiz, com capacidade para 270 veículos. As obras permitiram também que uma via pedonal que passa por debaixo da Avenida do Mar fosse reabilitada e inserida na estrutura, facilitando assim a entrada aos utentes vindos da zona de Barreiros.

Adriano Niz Campeão Regional

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Adriano Niz sagrou-se Campeão Regional no Campeonato Regional da Associação de Natação do Norte do Portugal.
O nadador poveiro venceu nos 50 metros costas, nos 50 metros mariposa e nos 200 metros costas nesta competição que aconteceu em Famalicão, entre 25 e 28 de Junho. Adriano Niz competiu apenas nos dias 26 e 27.
Com estas recentes vitórias, torna-se clara a boa preparação do atleta para enfrentar as Universíadas, que decorrem entre 5 e 12 de Julho em Belgrado, em conjunto com os seus companheiros da Selecção Nacional.
As Universíadas, uma competição comparável aos Jogos Olímpicos, destinam-se a estudantes universitários. Adriano Niz, finalista de desporto da Faculdade de Ciências Desportivas e Educação Física, considera que esta é “uma competição muito forte, onde estão presentes os melhores do mundo”. Mesmo assim, as suas aspirações passam por trazer bons resultados para Portugal e quem sabe, obter “um novo recorde nacional”, sob a orientação de Rui Magalhães , o seleccionador nacional, e Alexandre Dias, o treinador.

Bibliotecas de Praia inauguram mês de Julho

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
De 1 de Julho a 6 de Setembro a Biblioteca Municipal abre as suas portas ao areal poveiro, disponibilizando os seus serviços quer no Diana Bar, quer na Praia da Lagoa, em Aver-o-Mar.
São as Bibliotecas de Praia, que este ano cumprem dez edições, e que vão estar abertas todos os dias, mesmo aos fins-de-semana e feriados, disponibilizando vários serviços, para além de um programa de animação paralelo.
Assim, os utentes destes dois pólos vão poder requisitar ou ler livros, consultar jornais, revistas, publicações municipais e aceder à internet. Para os mais novos existe um programa de animação que inclui actividades diversas, sempre com início às 15h30, no Diana Bar, e que pode consultar em pormenor no portal da
Biblioteca Municipal. A “Hora do Conto”, sessão de leitura animada, decorre nos dias 6, 13 e 20 de Julho e 3 e 10 de Agosto. A Oficina de Escrita Criativa é nos dias 23 de Julho e 6 de Agosto e o ateliê “Crianças contadoras de Histórias”, onde os ouvintes são os pais e demais familiares, é nos dias 17 e 31 de Julho e ainda 14 de Agosto. O teatro é outra das opções para as crianças, mais concretamente o Teatro de Fantoches, com exibições a 27 de Julho e 11 de Agosto. Vão ainda ter lugar vários ateliês temáticos, em Julho nos dias 14, 20, 27 e em Aposto a 4 e 11. Às 21h30 de 28 de Julho é a vez de Sofia Azevedo Teixeira trazer “Um mar de histórias”.
A Educação Ambiental é outro dos assuntos tratados por este programa de animação, também no Diana Bar, sempre às 15h30 nos dias 15, 22 e 29 de Julho e 5 de Agosto.
Na extensão da Praia da Lagoa, e durante o horário de funcionamento, as crianças podem frequentar os ateliês livres, com jogos, construções, pintura, desenho e colagens.
Ainda no âmbito das Bibliotecas de Praia, no sentido de cativar novos públicos, a Biblioteca Municipal endereça à população residente a campanha “Novos Leitores”, oferecendo aos novos sócios uma publicação municipal. Estes devem fazer a sua inscrição na Biblioteca Municipal ou no Diana Bar.
As Bibliotecas de Praia funcionam, no Diana Bar, das 9h30 às 18h30 e na Praia da Lagoa das 10h00 às 18h30. Em virtude desta expansão até ao areal poveiro, o horário da Biblioteca Municipal sofre alterações. Assim, passa a funcionar, até ao final das Bibliotecas de Praia, de segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
A actividade conta com o apoio do Instituto Português da Juventude – Programa OTL – da Delegação Regional do Porto.

Festas de São Pedro: dias de festa plenos de colorido e tradição

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Apesar da ameaça constante da chuva, São Pedro não comprometeu a festa dos poveiros em sua honra e uma vez mais o santo padroeiro foi celebrado numa festa única que envolveu milhares de dezenas de pessoas. Animação, sardinhas e vinho não faltaram naquela que foi a noite mais longa do ano para os poveiros e visitantes. Até ao amanhecer do dia 29, a folia manteve-se contagiando todos quantos se passeavam pelas várias artérias da cidade devidamente decoradas e adornadas de colorido, com destaque especial para os tronos onde figura o patrono da festa, São Pedro. A dedicação com que os seis bairros – Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte – prepararam a festa foi notória nas actuações das rusgas nos palcos existentes nos Bairros Norte, Matriz e Sul numa alegria partilhada pelas ruas onde durante a noite desfilaram.

Na noite de 29, o Estádio do Varzim acolheu um dos pontos mais altos das comemorações de São Pedro, com a actuação das rusgas num espectáculo que fez vibrar milhares de pessoas que orgulhosamente manifestavam o carinho e apoio ao seu bairro. A melodia das cores fundiu-se com o brilho das vozes numa sonante e colorida folia que envolveu a multidão nesta Marcha de S. Pedro onde brilho e muita cor acompanharam as marchas de cada rusga que sucessivamente foram subindo ao palco para cantar, dançar e encantar ao ritmo de melodias dedicadas ao santo pescador. Unindo-se numa actuação única que coloca de lado qualquer diferença ou rivalidade, foi também interpretada a Rusga da Póvoa, que engloba dois pares de cada bairro.

O momento apoteótico da festa chegou pouco depois da meia-noite com o espectáculo piromusical que invadiu o céu poveiro iluminando toda a cidade. Do Parque de estacionamento da Avenida do Varzim S.C. foi lançado o incandescente fogo de artifício que se libertava ao ritmo do som da música que fez vibrar todos quantos fixamente olhavam para o céu fascinados pela luz e cor que abrilhantavam os festejos de São Pedro.



As solenidades religiosas das Festas de São Pedro cumpriram-se no dia 29 com a celebração da Missa de S. Pedro, às 11h00, na Igreja da Lapa e com a Majestosa Procissão de S. Pedro que, pelas 17h00 saiu da Igreja Matriz e, após percorrer diferentes ruas da cidade, recolheu na Igreja da Lapa. A procissão incorporou, como em anos anteriores, os três Santos Populares: S. Pedro, S.to António e S. João e nela estavam representadas as associações do concelho devidamente engalanadas, bem como os seis bairros. No Dia de São Pedro houve ainda lugar para um concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, pelas 15h00, na Praça do Almada, que prolongou a sua actuação integrando a Procissão.


Como já vem sendo habitual, marcaram presença na nossa cidade para celebrar São Pedro vários elementos das delegações das cidades com as quais a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação, Montgeron, e amizade, Eschborn e Zabbar. É congratulador para o município e toda a comunidade poveira o envolvimento dos responsáveis políticos das cidades irmãs, nomeadamente Gérald Hérault (Presidente da Câmara Municipal de Montgeron) e Mathias Geiger, Vice-Presidente da autarquia alemã de modo a manter permanentes as relações entre as suas comunidades e fortalecer os laços de amizade existentes.
As Festividades prolongam-se até domingo, 5 de Julho, com a emblemática prova de atletismo – XXI Grande Prémio S. Pedro – e o Espectáculo com os Artistas Poveiros, às 22h00, no Palco do Passeio Alegre.


Para reviver todos os momentos das Festas de São Pedro, visite o
portal municipal.

Piscinas Exteriores Municipais abrem ao público

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

A partir de quarta-feira, 01 de Julho, e até 15 de Setembro, a Varzim Lazer abre o seu espaço exterior ao público disponibilizando, durante a época balnear, o usufruto da piscina ao ar livre.
Com horário de funcionamento entre as 10h00 e as 19h00, o espaço dispõe de uma piscina exterior e um chapinheiro (piscina para bebés), onde adultos e crianças poderão desfrutar de banhos de sol e água tépida num ambiente agradável e acolhedor.
O acesso ao espaço tem o custo de 6,90 € para adultos e 5,80 € para as restantes idades por dia ou se pretender aceder por um período de tempo mais reduzido também é aplicável a tarifa de 4,80 € por 90 minutos.
A Varzim Lazer disponibiliza outros equipamentos também acessíveis ao público em geral, como saunas, turcos, piscinas interiores e ginásios, em funcionamento durante todo o ano.

Campeonato Europeu de Boccia decorre na Póvoa de Varzim até quinta-feira

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Têm hoje início as competições individuais do Europeu de Boccia que desde sábado e até quinta-feira é disputado no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.
Das competições por equipas e pares que tiveram lugar durante o fim-de-semana, a selecção portuguesa conta já três medalhas conquistadas, das quais duas de ouro. A equipa portuguesa sagrou-se campeã nas disciplinas de pares BC3, numa prova em que foi secundada por Irlanda e Grécia, segunda e terceira classificadas, respectivamente, e equipas BC1/BC2, cabendo à Grã-Bretanha e à Espanha os segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Portugal falhou apenas o ceptro em BC4, prova em que foi segundo, tendo vencido a Grã-Bretanha e a Hungria alcançado o terceiro lugar.
Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal


A representar a Selecção Nacional, estão os seguintes atletas: João Paulo Fernandes, que arrecadou a medalha de ouro quer nos Paralímpicos de Atenas’04 e Pequim’08, e António Marques (Categoria BC1); Cristina Gonçalves , Fernando Ferreira e Pedro Silva (Categoria BC2); Luís Silva, Mário Peixoto e José Carlos Macedo (Categoria BC3); Pedro Clara, José Costa e Fernando Pereira (Categoria BC4).
A cerimónia de abertura do Campeonato Europeu de Boccia decorreu a 26 de Junho e contou com a presença de Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Joaquim Viegas, da Comissão Organizadora do Campeonato, Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação e Corneel van der Heiden, Presidente do Comité de Boccia.

Macedo Vieira demonstrou a sua satisfação por, uma vez mais, receber o Campeonato Europeu de Boccia na Póvoa de Varzim, fazendo da nossa cidade, como referiu Joaquim Viegas, “capital europeia de boccia”. O representante da Comissão Organizadora assumiu ainda que sem o apoio da autarquia não era possível realizar este evento, que conta com a participação de 20 países em competição e um total de 129 atletas.
Corneel van der Heiden evidenciou a honra que sente como responsável pela modalidade que acredita que só é possível evoluir com o empenho e dedicação de todos os envolvidos, desde jogadores a árbitros.
Idália Moniz manifestou o prazer que é para Portugal receber 20 países europeus para a competição de boccia, realçando a perseverança dos jogadores que considera serem “um exemplo de vida” e a quem deixou uma palavra de apoio e reconhecimento pelo trabalho e capacidade de afirmação. A Secretária de Estado saudou ainda todos aqueles que tornam possível a realização da 3ª edição do campeonato, responsáveis de Portugal e Europeus e expressou o desejo de que possamos continuar juntos e, com assertividade, abraçar os desafios.
Antes de encerrar a cerimónia que contou com a actuação do Ginásio Vilacondense e da Academia Gimnoarte, decorreu a leitura de compromisso dos árbitros, que voluntariamente avaliam os jogos durante estes dias.