quarta-feira, 24 de junho de 2009

55º Aniversário Rancho Estrela do Norte

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Rancho Estrela do Norte, fundado a 29 de Junho de 1954, comemora o seu 55º Aniversário com uma festa para a qual estão convidados não só os antigos membros da formação mas também toda a população.
As comemorações, que decorrem em plenas Festas de S. Pedro e contam com o apoio da autarquia, concentram-se no dia 28 de Junho, arrancando, às 9h00, com uma evocação de todos os componentes do Rancho já falecidos, a ter lugar no Cemitério Municipal nº 1, junto à Capela. Esta homenagem prossegue na Capela de Nossa Senhora do Desterro onde, às 10h00, decorre uma celebração eucarística.
A comemoração do 55º aniversário termina com o Hastear Solene das Bandeiras, às 11h30, na sede do Centro de Desporto e Cultura JuveNorte, a que se segue um Porto de Honra. O Rancho Estrela do Norte é um rancho de raiz urbana, apresentando a típica mulher poveira, a Tricana. Desde 1986 que o Rancho está agregado à secção cultural do Centro de Desporto e Cultura JuveNorte.

Festas de S. Pedro: crianças recriam tradição

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
É já amanhã que a Póvoa de Varzim entra em festa, ao celebrar S. Pedro até 5 de Julho.
No arranque das festividades são as crianças que reclamam o papel principal com o “S. Pedrinho e a Pequenada”, às 10h00, no Auditório da Lota. Será aqui que centenas de crianças dos jardins-de-infância do concelho vão retratar as Rusgas Poveiras, envergando trajes típicos, dançando e cantando melodias tradicionais. Esta é uma forma encontrada pelo Pelouro da Educação de envolver os mais novos nas Festas de S. Pedro mas que também contribui para que as crianças respeitem e salvaguardem as tradições poveiras e, acima de tudo, as vivam desde a mais tenra idade.
O programa das Festas de S. Pedro continua no sábado, dia 27. Até 5 de Julho são muitos os momentos de animação prometidos, com música, desporto, manifestações religiosas e, claro, tradição.
Visite o
portal municipal e conheça o programa completo das Festas.

Campeonato Europeu de Boccia 2009 na Póvoa de Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
De 27 de Junho a 2 de Julho, a Póvoa de Varzim recebe o Campeonato Europeu de Boccia 2009, a decorrer no Pavilhão Municipal, organizado pela PCAND – Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto com o apoio da Câmara Municipal.
Com o maior número de países inscritos numa Regional Competition, o evento conta com a participação de 20 países em competição e a estreia das selecções da França, Alemanha e Ilhas Faroé num total de 129 atletas.
Durante os dois primeiros dias do campeonato (27 e 28 de Junho) irão decorrer as competições por equipas e pares, das 9h30 às 18h00. O dia 29 servirá de pausa e descanso para os atletas. De 30 de Junho a 2 de Julho, irão realizar-se as competições individuais, em horário idêntico, sendo que no último dia haverá a cerimónia de encerramento com a entrega dos prémios, às 20h00, no Novotel Vermar.
A representar a Selecção Nacional, estarão os seguintes atletas: João Paulo Fernandes, que arrecadou a medalha de ouro quer nos Paralímpicos de Atenas’04 e Pequim’08, e António Marques (Categoria BC1); Cristina Gonçalves , Fernando Ferreira e Pedro Silva (Categoria BC2); Luís Silva, Mário Peixoto e José Carlos Macedo (Categoria BC3); Pedro Clara, José Costa e Fernando Pereira (Categoria BC4).
Para mais informações sobre o Campeonato Europeu de Boccia 2009 visite
www.boccia2009.org

Sobre o Boccia:
O Boccia é um desporto jogado em espaços interiores, de precisão, em que são arremessadas pequenas bolas revestidas a couro, com o objectivo de pontuar. O jogo de Boccia é constituído por 13 bolas, sendo 6 vermelhas, 6 azuis e uma bola alvo (branca).
Pode ser jogado individualmente, em pares ou equipas (de três elementos) e o objectivo consiste em aproximar o maior número de bolas azuis ou vermelhas da bola alvo, dentro de um campo de 10m x 6m. As bolas podem ser lançadas com a mão, com o pé ou com dispositivos auxiliares que possibilitam aos jogadores com maior dificuldade motora, orientarem uma calha, de forma a permitir o lançamento das bolas na direcção desejada.