quarta-feira, 8 de julho de 2009

“A Caminho de Santiago”: inscreva-se na IV edição

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No sábado, 11 de Julho, o Albergue do Peregrino de S. Pedro de Rates, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Turismo de Portugal, irá realizar a IV edição “A Caminho de Santiago”, desta vez entre Vilarinho e S. Pedro de Rates. O percurso de 11 quilómetros irá simular uma verdadeira peregrinação, registando as diversas etapas numa Credencial de Peregrino.
A concentração dos participantes está marcada para as 14h00, junto à Igreja Românica de S. Pedro de Rates. Meia hora mais tarde, o autocarro partirá para Leça do Balio, onde os peregrinos terão uma visita guiada ao Mosteiro. Às 16h30, depois da bênção das mochilas, o autocarro partirá para Vilarinho, local onde terá início a caminhada até ao Albergue do Peregrino, em S. Pedro de Rates. A organização aconselha os participantes a levarem água, um pequeno lanche e roupa e calçado confortáveis.
As inscrições, gratuitas, podem ser efectuadas no Museu Municipal da Póvoa de Varzim ou no Núcleo Museológico da Igreja Românica de S. Pedro de Rates. Os interessados, aquando da inscrição, devem referir se necessitam de transporte Póvoa de Varzim/S. Pedro de Rates (às 13h30) e S. Pedro de Rates/Póvoa de Varzim (às 24h00) e, ainda, se irão participar do jantar convívio no Albergue do Peregrino.

Encontro Multidesportivo promove interculturalidade em Eschborn




Infopóvoa / Póvoa de Varzim



Terminou segunda-feira, 6 de Julho, o 5º Encontro Multidesportivo, evento que reuniu jovens entre os 11 e os 13 anos da Póvoa de Varzim, de Montgeron e de Eschborn, cidades que partilham relações de geminação.
Organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, este evento teve a participação de dez jovens da Póvoa de Varzim, dez de Montgeron e 12 de Eschborn que, desde dia 3, e ao longo de quatro dias, desenvolveram actividades de índole desportiva e cultural, com o objectivo de desenvolverem laços de amizade e fraternidade entre os participantes das cidades geminadas e promover a tolerância perante outras culturas.
Escalada, natação, jogos pré-desportivos de futebol, andebol e basquetebol e ainda um pedi-paper pela cidade alemã foram algumas das actividades desenvolvidas que apresentam, como característica peculiar, o facto de serem completadas em equipas compostas por jovens das três nacionalidades. Assim, para além de promoverem a amizade e o convívio, as actividades permitiram também que os participantes exercitassem a sua comunicação em inglês.
No âmbito das actividades culturais, os participantes visitaram uma escola em Eschborn, onde observaram os trabalhos realizados pelos seus amigos alemães, no âmbito da festa de final de ano. Antes da partida para a casa, viajaram até Frankfurt, para uma visita a esta famosa cidade.
Os Encontros Multidesportivos realizam-se de dois em dois anos, alternando a sua realização entre Póvoa de Varzim, Eschborn e Montegron. Assim, em 2011, será a vez da cidade francesa receber o evento e continuar a promover o diálogo intercultural e a cooperação entre as três cidades.

“Faz por Ti” com música, dança e competição de skate


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Os jovens vão ter um evento à sua altura, com a organização do “Faz por Ti – desafios e oportunidades para a juventude”, que vai ocupar o Auditório da Lota e o Lota SK8 Parque, entre 10 e 12 de Julho.
O evento inclui demonstrações de street surfing, uma modalidade desportiva urbana que alia surf, skate e snowboard, concertos, dança e ainda a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Skate, que vai determinar os Campeões Nacionais no escalão Iniciados, Amadores e Profissionais.
Organizado pela Casa da Juventude, “Faz por Ti” começa no dia 10, com um espectáculo de dança da academia Sport Spirit. O mesmo espaço recebe nova demonstração de dança, mas pela academia Arte Dança, no dia 11, e concertos, no dia 12, pelos Infected By, Porto Ruby, Tryangle e Crushing Sun. Estas actividades no Auditório da Lota têm sempre início às 22h00 e são de entrada livre.
O Lota SK8 Park recebe a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Skate, organizado pelo Radical Skate Club, nos dias 11 e 12. Assim, no dia 11, a abertura do recinto dá-se às 10h00, com acesso livre ao street course. À mesma hora, e até às 12h00, decorrem as inscrições, sendo que as eliminatórias têm lugar às 12h00, 14h00 e 16h00, para iniciados, amadores e profissionais, respectivamente.
No dia 12, as finais são antecedidas de treinos organizados, apenas para os competidores, entre as 12h00 e as 14h00. Depois, iniciados, amadores e profissionais começam a disputar a final, às 14h00, 16h00 e 18h00, respectivamente. Às 18h30 há ainda lugar para se encontrar o Best Trick, sendo que, meia hora depois, são entregues os prémios.

Livros de volta à Pediatria do Hospital


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Amizade e o Amor são os próximos temas da actividade “Leituras no Hospital”, dinamizada pela Biblioteca Municipal no âmbito da campanha “Livros Fora de Portas”.
Assim, as crianças da Pediatria do Hospital S. Pedro Pescador vão ter a oportunidade de passar uma tarde diferente, animada pelo carácter sempre mágico das histórias que vão ser contadas. As sessões, que começam sempre às 14h30, decorrem nos dias 9 e 23 de Julho.
Na primeira sessão, a história escolhida é “O Pirilampo Mágico”, de Maria João Carvalho, que ensina, través dos personagens Matilde, Tomás e Maria, que com muita amizade e um pouco de imaginação, o querer e o poder não têm limites. Por isso, este livro é dedicado a todos os meninos e meninas que, com um toque de magia, transformam a diferença em individualidade, e aos adultos que acreditam que a igualdade mais não é do que o direito e também a obrigação de sermos diferentes, até de nós próprios.
No dia 23, é a vez de ouvir "Advinha quanto eu gosto de ti", de Sam McBratney. Esta história conta como, às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas, como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir.
“Livros Fora de Portas” procura promover a leitura fora dos espaços da Biblioteca, através de projectos dirigidos a diversos públicos-alvo. A iniciativa inclui as “Leituras no Hospital”, a “Leitura Sénior”, que decorre em Centros de Dia e Lares de Idosos do concelho e ainda as Bibliocaixas, um programa quinzenal de empréstimo de livros e actividades de animação de leitura às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Um mar de actividades nas Bibliotecas de Praia

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
As Bibliotecas de Praia regressaram à beira-mar e com elas um conjunto de actividades destinado a animar as férias de Verão dos mais novos.
Durante os meses de Julho e Agosto, serão desenvolvidos, no Diana Bar, ateliês temáticos, nos quais as crianças aprendem a criar os mais variados objectos utilizando diversos materiais, sendo que a 14 de Julho a sessão será dedicada a fantoches, a 20, a flores e a 27, a um aquário. Os ateliês continuam em Agosto, com pintura de godos no dia 4 e trabalhos com caixas de iogurtes a 12. Esta actividade tem sempre início às 15h30.
Inspirada no mar, ali tão próximo, Sofia Azevedo Teixeira leva a cabo o ateliê “Um Mar de Histórias”, a 28 de Julho às 21h30, no Diana Bar, iniciativa já realizada na Biblioteca Municipal, o ano passado, para celebrar o Dia Nacional do Mar. Contando histórias que têm o mar como protagonista, Sofia Azevedo Teixeira desafia as crianças a participarem e darem asas à sua imaginação, ora atribuindo um título aos contos narrados ora dando um final a narrativas inacabadas.
A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, através do seu Gabinete de Informação (GIL), também colabora com a Biblioteca Municipal em iniciativas de Educação Ambiental, promovendo inúmeras actividades com o intuito de transformar os deveres ambientais em gestos quotidianos e divertidos. A 15 de Julho, a acção será dedicada aos resíduos sólidos urbanos e irá sensibilizar os mais novos para a colocação do lixo no sítio certo, alertando para a sua correcta separação e no dia 22 será a vez de testar a capacidade das crianças para a utilização correcta do ecoponto e do ecocentro através de um jogo. O “Ecopuzzle” é um quebra-cabeças de peças gigantes que, no seu conjunto, formam o Ecoponto e a estrutura do Ecocentro. Caberá às crianças, que vão participar nesta actividade, descobrir como encaixam as peças para formar as imagens finais. Depois de concluído o jogo, será feita uma simulação da deposição de resíduos recicláveis, de forma a ensinar quais os que se destinam ao Ecoponto e quais os que podem ser colocados no Ecocentro. Apelando à “Memória Residual”, no dia 29 de Julho, irá decorrer mais um jogo destinado a distinguir o destino dos resíduos e saber identificar o tipo de reciclagem possível. A 5 de Agosto, as crianças também vão aprender a fazer pasta de papel e, a partir desta, novas folhas, recuperando papel já utilizado, o que permite compreender o princípio base da reciclagem e da reutilização de materiais. Através do papel reutilizado, todos poderão construir o seu papagaio de papel e aproveitar o vento da Póvoa para fazerem voar o objecto criado por eles. Estas acções terão lugar no Diana Bar, às 15h30.
As Histórias também fazer parte do programa de actividades pensado para o público infanto-juvenil durante este Verão. Através da “Hora do Conto” (13 e 21 de Julho e 3 e 10 de Agosto), as crianças poderão ouvir as histórias que mais gostam a serem contadas, junto à praia, ou então também poderão ser as protagonistas e convidarem os pais a ouvirem as histórias que mais gostam contadas por si em “Crianças contadoras de histórias” (13 de Julho e 13 de Agosto). A 24 de Julho e 11 de Agosto, podem ainda assistir a uma representação teatral de fantoches da conhecida história “Os três Porquinhos” e a 23 de Julho e 6 de Agosto podem participar na “Oficina de Escrita Criativa” e inspirados pelo mar criarem a sua história. Estas actividades irão decorrer às 15h30, no Diana Bar.
No
portal municipal, poderá consultar o programa completo de actividades das Bibliotecas de Verão.

Arroz de Sardinhas e Sardinhas Assadas à mesa durante o mês de Julho


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Em Julho há novos sabores à sua espera nos restaurantes aderentes à campanha gastronómica Sabores Poveiros lançada pela autarquia. Arroz de Sardinhas e Sardinhas Assadas são as receitas que irá encontrar nas ementas dos seguintes estabelecimentos: Albatroz ; Amigos Canastra ; Belo Horizonte ; Bodegão ; Cais ; Campino ; Cego de Maio ; Costa ; Franganito 2 ; Franganito 3 ; Ibérica ; Lapa ; Nosso Café ; Novo Estilo ; Pátio ; Quebra Mar ; Recife ; Romero ; Santo André – Restaurante ; São Miguel ; Sargaço ; Tacho ; Trinta e um de Janeiro ; Vela Atlântica ; Veromar.
Para confeccionar Arroz de Sardinhas, amanhe as sardinhas e tire-lhes a cabeça. Pique duas cebolas, tomate e pimento e deixe alourar num pouco de óleo. Acrescente uma pequena porção de água e sal e junte as sardinhas para serem pré-cozinhadas. Retire-as logo que a água comece a ferver. Adicione água na proporção necessária para que o arroz fique solto. Junte o arroz e, um pouco antes deste estar cozido, coloque por cima as sardinhas, a salsa e um pouco de pimenta. Deixe levantar fervura novamente e está pronto a servir.
Para concorrer ao sorteio, cujo prémio é um fim-de-semana numa Pousada de Portugal, basta preencher o cupão na altura da refeição. O sorteio irá realizar-se no dia 8 de Julho, às 16h00, no Posto de Turismo.

Rui Vieira Nery inaugura 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Rui Vieira Nery, 2008
Infopóvoa / Póvoa de Varzim

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim arranca a 10 de Julho, sexta-feira, com uma conferência proferida por Rui Vieira Nery, às 21h45, no Auditório Municipal.
Há vários que o Festival abre com o musicólogo e este ano não é excepção, com Nery a abordar o tema “Händel na encruzilhada dos Barrocos musicais europeus” em conferência inaugural da 31ª edição.
Rui Vieira Nery iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília e prosseguiu-os no Conservatório Nacional de Lisboa, onde foi aluno de Melina Rebelo (Piano), Constança Capdeville (Composição) e Macario Santiago Kastner (Musicologia e Interpretação de Música Antiga). É Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980) e Doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990), que frequentou como Fulbright Scholar, e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, onde trabalhou, designadamente, com os Professores Robert Snow, Gérard Béhague, Douglass Green, Michael Tusa e Elliot Antokoletz.
De 1985 a 2000 ensinou no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e é actualmente investigador do Instituto de Etnomusicologia da mesma Universidade e Professor Associado do Departamento de Artes da Universidade de Évora. De 1992 a 2008 foi Director-Adjunto do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian como responsável pelas actividades de Música Antiga e Musicologia. É actualmente Director do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura.
Como musicólogo, é autor de diversos estudos sobre História da Música Portuguesa, dois dos quais receberam o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música (1984 e 1992), bem como de largo número de artigos científicos publicados em revistas e obras colectivas especializadas, tanto portuguesas como internacionais. Os seus temas de investigação incluem a problemática do Maneirismo e do Barroco na Música Ibérica e os processos de interpenetração cultural na Música Portuguesa, do vilancico à modinha e ao fado. Entre Outubro de 1995 e Outubro de 1997 desempenhou as funções de Secretário de Estado da Cultura no XIII Governo Constitucional. Em 2002, o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, atribuiu-lhe a comenda da Ordem do Infante D. Henrique por serviços prestados no estudo da Cultura Portuguesa.
Desde o tempo em que desempenhou as funções de Secretário de Estado da Cultura, no XIII Governo Constitucional, que Rui Vieira Nery se encontra ligado ao Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, iniciativa que apoiou, no âmbito das suas funções de Estado, e à qual se afirma, desde então, afectivamente ligado tanto pela qualidade do programa que ano após ano apresenta, como pelas relações pessoais estabelecidas com a Póvoa de Varzim e a organização.
Poderá consultar o programa completo do 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim bem como reservar o seu bilhete no
portal municipal.

Varzim Lazer organiza Cursos de Férias para jovens aprenderem a jogar Ténis


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
As inscrições para os Cursos de Verão, organizados pela Varzim Lazer, estão já abertas. Até 7 de Setembro, semanalmente, jovens dos 6 aos 16 anos podem efectuar a sua inscrição na Academia de Ténis da empresa municipal para aprenderem a modalidade. O custo da inscrição dependerá do número de aulas que o jovem pretende realizar, entre uma a cinco, sendo o valor mínimo de €8. As aulas, de 50 minutos, realizam-se entre as 17h00 e as 19h30.
Em férias, esta é uma forma saudável de ocupar o tempo livre. Aprender uma nova modalidade e, quem sabe, descobrir um novo talento.
Se pretende que o seu filho participe nos Cursos de Férias da Academia de Ténis da Varzim Lazer, contacte a empresa municipal através do seguinte número de telefone: 252683067.

Oficinas de Verão exploram o Mundo, n’A Filantrópica

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Durante os meses de Julho e Agosto a cooperativa cultural A Filantrópica organiza as Oficinas de Verão, oferecendo um conjunto de ateliês que funcionam de segunda a sexta, explorando temáticas várias.
Nele podem-se inscrever crianças e jovens até aos 15 anos, na sede d’A Filantrópica ou deixando uma mensagem no blog da cooperativa em
afilantropica.blogspot.com. As Oficinas decorrem no espaço d’A Filantrópica, entre as 9h30 e as 12h30, as 14h00 e as 18h30. Os interessados podem fazer a inscrição para apenas um dia ou então para toda a semana.
A cada dia corresponde um ateliê diferente, sendo que as actividades diferem de semana para semana. Assim, às terças tem lugar o “Ateliê do Viajante” que vai levar os participantes a conhecer a história de lugares como Egipto, a Suíça, ou de monumentos como os castelos portugueses.
O “Ateliê do Era uma Vez” tem lugar às quartas e pretende funcionar com um espaço onde os participantes contactam com a poesia, com os contos tradicionais, as lendas, lengalengas e até adivinhas.
As preocupações com o Ambiente e a sua preservação são também tratadas com o “Ateliê Hospital da Terra”, que inclui a construção de um herbário, e a exploração de questões científicas, como a gravidade, a química e física da Terra e até o Céu.
Com o “Ateliê do Jovem Criador” A Filantrópica propõe aos participantes actividades manuais como a construção de carimbos, a escultura em massa de sal, a elaboração de espanta-espírtios e a pintura.
Por último, o “Ateliê de Animação”, que envolve a criação de fantoches de meias e luvas, de brinquedos e de ilusões ópticas.
Para mais informações os interessados devem contactar A Filantrópica através do número 252 624 962.

Alunos desenvolvem trabalhos ao vivo no Diana Bar

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No âmbito da sua formação em trabalho-estágio, dez alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio estão até 12 de Julho no Diana Bar a desenvolver trabalhos em pintura, modelação e cerâmica.
Ao mesmo tempo, decorre uma exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que têm entre 13 e 15 anos, no curso de Pintura, Decoração e Cerâmica. Os visitantes podem ainda adquirir as peças, elaboradas com recurso aos mais variados materiais e técnicas. Assim, existem objectos modelados a partir do barro, azulejos, pintura em vidrado ou acrílicos, vidrados com cristais, entre outros, que os alunos participantes desenvolvem, ao vivo, entre as 9h30 e as 16h30. Os lucros das vendas revertem a favor do Agrupamento Vertical da Escola Cego do Maio.
Com esta iniciativa, a Escola permite aos alunos desenvolver as suas aptidões fora do ambiente escolar, abrindo assim os “portões” desta instituição à comunidade que, neste caso, fica a conhecer, de uma forma mais eficiente, as múltiplas possibilidades de educação e formação que as escolas oferecem hoje em dia.

Torneio de Pólo Aquático reuniu nove equipas na Póvoa de Varzim


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
As Piscinas Municipais foram palco, este fim-de-semana, 4 e 5 de Julho, do 7º Torneio de Pólo Aquático S. Pedro 2009, com apoio da autarquia através da empresa municipal Varzim Lazer.
O Clube Naval Povoense, organizador da competição, reuniu cinco equipas seniores e quatro equipas infantis. No Escalão Sénior Masculino venceu a equipa do Lousada Séc. XXI, seguida, de perto, pelo Clube Propaganda Natação (que veio substituir a equipa do Vitória S.C., impossibilitado de participar na competição). Ao 3º lugar chegou a equipa do Clube Fluvial Portuense, tendo a equipa anfitriã, o Clube Naval Povoense, alcançado o 4º lugar. Em 5ª e última posição ficou a equipa espanhola do Clube de Natação de Pontevedra.
Nuno Teixeira, da equipa do Lousada, foi considerado o Melhor Guarda-redes e Pedro Sousa , do Clube Propaganda Natação, foi eleito o Melhor Jogador e Marcador.
Quanto ao Escalão Infantil Masculino, cuja competição decorreu em simultâneo, o Clube Fluvial Portuense foi o grande vencedor, seguindo-se a equipa da casa, o Clube Naval Povoense. Em 3º lugar surgiu o SSCM Paredes e em 4º o CEA Trofa.
Paulo Maranhão, do Clube Naval Povoense, recebeu o prémio de Melhor Guarda-redes, tendo Afonso Silveira, do Clube Fluvial Portuense, recebido o prémio de Melhor Jogador e Marcador.
Após a competição, jogadores e equipa técnica seguiram para o Jantar Oficial, na Marina da Póvoa, a que se seguiu a Festa Oficial, num bar da cidade.