sábado, 21 de novembro de 2009

“Astros nos Castros”: iniciativa na Cividade de Terroso na próxima semana


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na próxima terça-feira, 24 de Novembro, a partir das 20h30, o Grupo dos Amigos do Museu, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde e com o Grupo dos Amigos do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, convida-o a observar “Astros nos Castros”. Esta iniciativa pretende assinalar o Ano Internacional da Astronomia e consiste na observação nocturna do céu na Cividade de Terroso, um dos Castros de maior importância da Península Ibérica.
Os Castros são ruínas ou restos arqueológicos de um tipo de povoado da Idade do Ferro característico da Península. Quase sempre localizados no topo de montes, para permitir o controle táctico e obter maior segurança, quando apresentam maiores dimensões e importância são designados por Cividade ou Citânia. Na Póvoa de Varzim está localizada a Cividade de Terroso onde, na próxima semana, poderá desfrutar desta iniciativa.

“Poupar. Viver Melhor!” – campanha arranca amanhã com exposições

Garrafas de plástico “renascem” como elementos decorativos no Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Começa hoje, 21 de Novembro, a campanha “Poupar. Viver Melhor!” que a autarquia dinamiza no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2009. Esta acção só termina a 29 de Novembro e inclui, no seu programa, diversas actividades organizadas pela câmara em colaboração com vários parceiros sociais, motivando a população para uma atitude com vista à diminuição da produção de resíduos.

Do programa, que pode ser consultado no
portal municipal, destacamos, para o fim-de-semana, um conjunto de exposições que convidam a uma visita. Assim, e até 29 de Novembro, o Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates ilustra, através de uma mostra de fotografias e trabalhos com o título “LIXO (-) MENOS”, as medidas que puseram em prática para prevenir a produção de resíduos. A titulo de exemplo, com a instalação de uma máquina purificadora de água que lhes permite consumir água da torneira, a instituição “poupou” perto de 5 mil garrafões de água por ano. A substituição de lâmpadas por outras de baixo consumo, a utilização dos vários equipamentos de reciclagem, a reutilização de produtos nos ateliês de artes plásticas e ainda a utilização do Parque do Gorgolito para depositar os resíduos orgânicos são outros bons exemplos.

No MAPADI “Não faça lixo, prolongue a vida dos produtos” é o título da exposição, também patente até dia 29, que exemplifica a grande diversidade de objectos que podem ser criados através do reaproveitamento de produtos. Nesta mostra, estarão expostos resíduos que o MAPADI usa para criar novos objectos. Assim, dos trapos nascem tapetes, pelas mãos dos formandos dos cursos de Formação Profissional; os utentes do Centro de Actividades Ocupacionais usam as caixas de papel para impressão e decoram-nas, dando outro uso; a pasta de papel é utilizada nas actividades de artes plásticas e, na cozinha, foi também instalada uma máquina purificadora da água, permitindo o consumo de água da torneia. E estes são apenas alguns dos exemplos.

Fardos de trapo dão origem a tapetes na Lusocarpet


Por último, e na Junta de Freguesia de Terroso, neste fim-de-semana e no próximo, a empresa Lusocarpet exibe “Caminho do Trapo”, uma mostra de fotografias e produtos que explicam como esta empresa aproveita o trapo, recolhendo-o e transformando-o em fio, para a elaboração de tapetes, completando, assim, o circuito da recuperação têxtil.
Acompanhe, diariamente e no
portal municipal, a campanha “Poupar. Viver Melhor!”. Aceda ao dossiê de comunicação e informe-se sobre as ferramentas que a autarquia disponibiliza para que todos possamos prevenir e reduzir os resíduos.

Disponível ficha de inscrição para Colónia de Férias

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Está disponível no Portal Municipal e no Departamento de Desenvolvimento Local (antigo Quartel Militar) a ficha de inscrição para a Colónia de Férias Natal 2009 Descobrir a Brincar. A ficha de inscrição deve ser devidamente preenchida e entregue no Departamento de Desenvolvimento Local de 23 de Novembro até 4 de Dezembro.
Crianças com idades compreendidas entre os seis e os treze anos podem participar nesta actividade que vai realizar-se de 21 a 30 de Dezembro. Entre monitores e voluntários, o Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, responsável por esta iniciativa, recebe durante estes dias 70 jovens.
O objectivo da Colónia de Férias é ocupar, de forma lúdica e pedagógica, o período de férias escolares destas crianças. Actividades culturais e desportivas, jogos e gincanas e visitas a espaços de interesse, além de todo um trabalho de desenvolvimento das competências pessoais de cada participante, vão preencher todos estes dias na Colónia de Férias.