quinta-feira, 26 de novembro de 2009

“Poupar. Viver Melhor!” – MAPADI dá o exemplo

“Não faça lixo, prolongue a vida dos produtos”, exposição no MAPADI
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Poupar. Viver Melhor!” continua a sua programação e para amanhã, 27 de Novembro, volta a contar com a parceria do MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual que, na sua loja no Mercado Municipal, vai oferecer, na compra de produtos, individuais de mesa elaborados a partir de farrapos.
A loja do MAPADI é uma excelente montra daquilo que pode ser feito através da reutilização de resíduos. De facto, os utentes elaboram diversos objectos como tapetes e individuais de mesa a partir de farrapos, caixas a partir da reutilização do cartão, frascos, bijutaria, quadros decorativos usando, por exemplo, pasta de papel e vidro, entre muitos outros. Por isso não perca a oportunidade de visitar a loja e adquirir, por preços muitos convidativos, peças únicas e amigas do Ambiente. E estará também a contribuir para ajudar financeiramente o MAPADI. Até 29 de Novembro, nas suas instalações, decorre a
exposição “Não faça lixo, prolongue a vida dos produtos”, uma mostra de trabalhos e fotografias da grande variedade de objectos que são criados pelos utentes.
“Poupar. Viver Melhor!” é a campanha da autarquia poveira dinamizada no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se prolonga até 29 de Novembro. Tem como objectivo alertar a comunidade para a necessidade de repensar a produção de resíduos, adoptando comportamentos de prevenção. Visite o
portal municipal, conheça o programa, veja as imagens e informe-se sobre aquilo que pode fazer para contribuir!

Encontro pela Paz: tudo a postos para a 11ª edição

Mário Ferraz e Luís Diamantino

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

“Parece que foi ontem que nos encontrámos pela primeira vez e, no entanto, chegamos este ano à 11ª edição do Encontro pela Paz”, comentou Luís Diamantino durante a conferência de apresentação da iniciativa, que decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O autarca explicou que “esta apresentação tem como principal finalidade projectar o Encontro pela Paz ao mostrar aquilo que vai ser feito até Janeiro e incentivar a comunidade a participar nas actividades.” Luís Diamantino continua a acreditar que “vale a pena investir na paz e este encontro serve para que os momentos de dádiva vivenciados por todos aqueles que participam nos façam pensar naquilo que queremos para o futuro dos nossos filhos, dos nossos netos.” Por este motivo, Luís Diamantino pensa que “todos temos a responsabilidade de fazer algo para mudar o mundo.” A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é a parceira do Encontro que, segundo o vereador, tem como porta-estandarte Mário Ferraz.

O impulsionador da iniciativa considera que “não estaremos em paz enquanto não nos amarmos mais, inclusivamente a nós próprios.” Mário Ferraz evidenciou o trabalho realizado pelos imensos voluntários e sublinhou a vertente educativa do Encontro.
As iniciativas começam a 10 de Dezembro, às 10h00, no Diana Bar, com a inauguração da exposição “Fecho os olhos e sonho com a Paz” e a actuação de Francisco Cruz e Mara São Roque – A Dupla Maravilha. No dia 12 de Dezembro, a Chama da Paz vai percorrer todas as freguesias da Póvoa de Varzim com a ajuda de atletas das associações locais. No dia 13 de Dezembro, às 15h00, Tiago Pereira, violinista, juntamente com a Academia Gimnoarte, irá actuar no Pavilhão Municipal. De seguida, a organização sugere a Marcha da Paz, desde o Pavilhão Municipal até à Praça do Almada, onde se solicita que a população deposite uma flor branca na Taça da Paz. No dia 20 de Dezembro, o Estádio do Varzim SC recebe o Varzim Sport Club e o Portimonense Sport Club. Mário Ferraz pede a todos que momentos antes da meia-noite, no dia 31 de Dezembro, façam um minuto de silêncio pela paz. No dia 1 de Janeiro, às 16h00, no Cais, as flores depositadas na Taça da Paz serão lançadas ao mar.
O encerramento do Encontro será no dia 16 de Janeiro, às 21h30, no Diana Bar, com o visionamento de um filme, entrega de diplomas e actuação de Evaldo Barros e Elisa Vilaça.

Este Natal seja solidário. Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem.

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Este ano contribua para que o Natal de muitas famílias poveiras seja muito mais feliz. A Beneficente apela a que, até 19 de Dezembro, em todos os edifícios onde funcionam os serviços da instituição, sejam entregues bens alimentares que, posteriormente, serão entregues a quem tanto precisa. Bacalhau, batatas, azeite, arroz, massa, aletria e sal são alguns dos bens que estas famílias necessitam para passar um Natal mais digno. Se preferir, pode contribuir com um donativo em dinheiro. Se for o caso, deve dirigir-se ao edifício-sede, onde lhe será fornecido um recibo comprovativo da sua doação.
A organização sublinha que o contributo de todos é fundamental para a concretização deste projecto, proporcionar às famílias carenciadas um Natal mais feliz.

PÓVOA DE VARZIM

II Ciclo Coral-Sinfónico leva música de qualidade a Amorim


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Entre 1 e 6 de Dezembro decorre o II Ciclo Coral Sinfónico de Amorim, organizado pela Paróquia desta freguesia com o apoio da autarquia. A programação conta com dois concertos na Igreja de Amorim e um concerto didáctico-pedagógico na EB 2/3 de Beiriz.
Depois da primeira edição, que decorreu em Maio de 2008 com grande sucesso, o Ciclo volta a levar novos tipos de música para fora da cidade e começa no dia 1, às 19h00, na Igreja de Amorim, com a interpretação de “Stabat Mater”, de Pergolesi. Participam a Orquestra do Norte , o Amorim & Laundos Ensemble, o Ensemble Vocal Pró-Música, o Coro Juvenil do Conservatório de Música do Porto e os Pequenos Cantores de Amorim, dirigidos pelo Maestro José Manuel Pinheiro. A actuação contará ainda com as vozes da mezzo-soprano Joana Valente e da soprano Liliana Sofia Coelho.
No dia 2 a música vai à escola, mais concretamente até à EB 2/3 de Beiriz. Às 11h30, os alunos do 2º ciclo terão a oportunidade de participar num concerto didáctico-pedagógico, para aprenderem sobre a dinâmica de uma orquestra e os vários instrumentos que a compõem. Esta acção conta com a participação da Orquestra do Norte e do Maestro José Manuel Pinheiro.
A fechar o Ciclo Coral-Sinfónico de Amorim decorre, no dia 6, às 19h00, o concerto final, com o título “The armed man: a mass for peace” (O Homem Armado: Uma Missa para a Paz). Obra encomendada pela “Royal Armouries” e estreada em Abril de 2001, foi composta por Karl Jenkins que a dedicou ao povo do Kosovo, a sofrer os reveses da guerra. A intenção da encomenda era para uso educacional, ou seja, encorajar os jovens, através da performance da obra, a pensarem sobre as consequências da guerra e paz. Intercalando as partes litúrgicas da missa aparecem momentos de poesia e prosa sobre a história das guerras pelo mundo e o horror inevitável de seus resultados. Termina com uma oração para um futuro melhor e mais pacífico. Participam, neste que promete ser uma magnífico concerto, a Orquestra do Norte , o Amorim & Laundos Ensemble, o Ensemble Vocal Pró-Música, o Coro de São Tarcísio, o Coro Manuel Giesteira e os Pequenos Cantores de Amorim. José Manuel Pinheiro é, novamente, o Maestro, contando a actuação com a mezzo-soprano Patrícia Quinta e com o barítono Pedro Telles. O momento de oração cabe a Abdul Rehman.
O Ciclo Coral-Sinfónico tem como intuito promover os Pequenos Cantores de Amorim, grupo coral cuja qualidade é reconhecida além fronteiras, dando-lhes a oportunidade de interpretar temas do repertório coral-sinfónico, adquirindo, com isso, novos conhecimentos e experiências.
Ainda para o mês de Dezembro a Paróquia de Amorim tem programados dois concertos de Natal com a presença de premiada cantora Sofia Escobar. Os concertos decorrem no dia 26, às 21h00, na Igreja Paroquial de Amorim, e no dia 27, às 18h30, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde. A entrada é livre, tanto para o Ciclo Coral-Sinfónico como para os Concertos de Natal.

“Poupar. Viver Melhor!” – acção de sensibilização ensina a Prevenir

Evitar a produção de lixo é a principal mensagem da sessão de sensibilização


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Hoje, 26 de Novembro, no Diana Bar, às 14h30, decorreu uma acção de sensibilização no âmbito de “Poupar. Viver Melhor!”, dirigida aos residentes nos bairros sociais da Póvoa de Varzim e aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção.
Esta acção, organizada conjuntamente pelo Gabinete de Acção Social de Argivai (GAS) e pelo Pelouro do Ambiente, enquadra-se no Projecto de Intervenção Familiar (PIF) desenvolvido pelo GAS e incidirá sobre diversos aspectos relativos à prevenção da produção de resíduos. Assim, os participantes tiverom acesso a diversa informação que lhes permitirá adquirir hábitos mais amigos do Ambiente e aprender diversos truques que permitem a poupança de recursos e de dinheiro. Usar o limão na limpeza das casas, reutilizar, por exemplo, os frascos de vidro ou usar sacos de pano numa ida às compras, são apenas alguns dos conselhos que serão dados ao longo da sessão.
O PIF tem como objectivo fazer o acompanhamento das famílias carenciadas, facilitando a formação e sensibilização em áreas tão diversas como a higiene pessoal e habitacional, os cuidados de saúde primários, as competências parentais, a alimentação, a economia doméstica, entre outros. A estes, e com esta acção de sensibilização, juntam-se também os cuidados com o Ambiente.
“Poupar. Viver Melhor!” continua a sua programação até 29 de Novembro, altura em que termina a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, no âmbito da qual se insere esta campanha organizada pela autarquia poveira em conjunto com vários parceiros sociais. Para saber mais visite o
portal municipal e consulte o programa.

“Poupar. Viver Melhor!” – postal nº 3


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Diariamente, centenas de panfletos e publicações publicitárias são distribuídas pelas caixas de correio. Esta publicidade não endereçada, que muitas vezes não tem qualquer utilidade para quem a recebe, resulta na produção de toneladas de resíduos facilmente evitáveis: basta colocar o dístico “Publicidade não endereçada aqui não!” na caixa de correio.

Estes autocolantes podem ser encontrados nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal ao longo da campanha “Poupar. Viver Melhor!” e no CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, durante todo o ano.

Mais um bom conselho por um Bom Ambiente que chega à sua caixa de correio, no âmbito da campanha “Poupar. Viver Melhor!”. Dinamizada pela autarquia poveira, esta campanha faz parte da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009, que termina no próximo dia 29. Visite o
portal municipal para saber mais!