quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um convite à Solidariedade através de exposição



Infopóvoa / Póvoa de Varzim



Por alturas do Verão, o Passeio Alegre, na marginal poveira, recebe a visita de milhares de pessoas. Ciente disso, a autarquia esforça-se por desenvolver, neste espaço, as mais variadas acções de animação. No entanto, a próxima actividade que por lá vai assentar arraiais reveste-se de uma maior importância, dado o fim a que se destina: divulgar o grande número de instituições particulares de solidariedade social que desenvolvem o seu trabalho no município.
Assim, de 17 a 19 de Julho a Exposição de Solidariedade do concelho da Póvoa de Varzim reúne 23 instituições que, distribuídas por stands, vão ter à venda os mais variados produtos, como hortícolas, artesanato (alguns produtos são mesmo desenvolvidos pelos próprios utentes) ou gastronomia, cujos lucros revertem a favor das próprias.
A Exposição é inaugurada no sábado, dia 18, às 16h00, pelo Presidente da Câmara Municipal, José Macedo Vieira, a que se seguem actuações musicais e de dança por parte de utentes de instituições presentes no evento. A animação da Exposição de Solidariedade têm ainda o contributo da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que dá um concerto às 22h00 de dia 17, e da Gestrintuna, que sobe a palco no dia 19, também às 22h00. Os visitantes poderão ainda divertir-se num dos muitos jogos desenvolvidos no espaço da Exposição, como a roleta, o jogo do sapo ou tentar a sua sorte nas rifas.
A Exposição de Solidariedade está aberta das 16h00 às 24h00 e, este ano, conta com a participação das seguintes instituições: Obra de Santa Zita; Centro Social da Paróquia de Beiriz; Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim; Instituto Maria da Paz Varzim; Acção Missionária Aurora – AMA; Centro Social Monsenhor Pires Quesado – Matriz; Rotaract Club da Póvoa de Varzim; Centro Social Bonitos de Amorim; Cruz Vermelha Portuguesa / Núcleo da Póvoa de Varzim; Liga dos Amigos do Hospital; MAPADI; Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates; Associação de Reformados Poveiros; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura; Banco de Tempo – Agência da Basílica; Centro Social e Paroquial de Terroso; Centro Social e Paroquial de Navais; Instituto Madre Matilde; Casa Santa Maria da Estela; A Beneficente; Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde; Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar e Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.
Apareça e contribua para muitas boas causas!

Safari Fotográfico apresentado esta manhã. TUREL e Câmara Municipal juntas em mais uma iniciativa de promoção do turismo.

José Paulo Abreu e Afonso Oliveira
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Esta manhã foi apresentado, no Posto de Turismo, o Safari Fotográfico. Afonso Oliveira explicou que “esta ideia partiu da TUREL e pareceu-nos muito interessante, pois é uma nova forma de conhecer a cultura e a história que a Póvoa de Varzim tem para oferecer.” Mais do que uma cidade de praia, a Póvoa de Varzim tem uma grande diversidade de actividades, culturais e desportivas, e este concurso é a prova disso, sublinhou o autarca.
José Paulo Abreu, presidente da TUREL, afirmou que a instituição tem já um historial profícuo com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “já com organizações de grande relevância, como é o caso do Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso, em 2008. Este Safari Fotográfico é mais uma actividade organizada em conjunto e que pretende unir o turismo e a cultura em torno da Igreja Românica de S. Pedro de Rates e toda a sua envolvente. Mostrar as maravilhas que a Póvoa tem e abrir o leque de possibilidades aos turistas que visitam o concelho é também o nosso objectivo.” Segundo José Paulo Abreu e Afonso Oliveira, as fotos que resultarem deste concurso poderão ser usadas em publicações e sítios na Internet. O concurso, que conta já com 30 inscrições, poderá também surtir numa exposição, caso a qualidade das imagens assim justifique. O Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico está também a pensar alargar esta ideia para a beira-mar e realizar um concurso para premiar as melhores imagens desta zona da cidade.
O Safari Fotográfico irá realizar-se no dia 25 de Julho, a partir das 9h00, e ao longo de seis quilómetros na Vila de S. Pedro de Rates. Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente, no Posto de Turismo, até à próxima segunda-feira, 20 de Julho. O concurso está limitado a 50 inscrições.