sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cancelada a apresentação do livro de José Luandino Vieira

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Devido ao mau tempo, foi cancelada a sessão de apresentação da nova publicação – O Livro dos Guerrilheiros, de José Luandino Vieira, prevista para se realizar esta noite, às 21h30 no Diana Bar.
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim solicita a melhor compreensão de todos, aproveitando para informar que, oportunamente, será divulgada uma nova data para o encontro com escritor angolano.

Marés de Leitura com Pedro Linhares

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Diogo Linhares, terceiro classificado do I Concurso Literário Infanto-Juvenil El Corte Inglês, é o convidado da iniciativa “Marés de Leitura”. Na próxima terça-feira, 17 de Novembro, às 15h00, o autor do conto A Epopeia do Relógio vai estar presente na Biblioteca Municipal para conversar com alunos do concelho da Póvoa de Varzim.
O objectivo deste encontro é proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de conviverem com outro jovem que aprecia a leitura e a escrita e, cujo gosto, já lhe rendeu a “subida ao pódio” do I Concurso Literário Infanto-Juvenil El Corte Inglês.
Pedro Linhares, de 17 anos, é aluno da Escola Secundária Eça de Queirós. O ano passado resolveu participar no concurso com o conto A Epopeia do Relógio, onde descreve viagens, a descoberta de novos mundos e a procura pelo desconhecido.Agora, é altura de incentivar outros jovens a interessarem-se pelos livros.

“À quarta (h)à conversa” recorda Orfeão Poveiro

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“O Orfeão Poveiro: o sonho de Josué Trocado” é o tema de “À quarta (h)à conversa”, iniciativa do Arquivo Municipal , dirigida ao público sénior, no âmbito do seu serviço educativo. A sessão tem lugar no dia 18, às 15h00.
Após uma primeira tentativa de fundação em 1910, o Orfeon Povoense surge em 1915 pela mão do sócio-fundador e director artístico Josué Trocado. Em 1935 o Orfeon passa a ser designado por Orfeão Poveiro e percorre todo o país com revistas teatrais, poesias e operetas musicadas pelo seu fundador, autor, entre outros, da Cantata (hino do Orfeão) e do Hino da Póvoa.
Desenvolver o bom gosto e a educação intelectual e física dos seus associados através da música, dos concertos, de conferências, de excursões e de desportos eram os objectivos do Orfeão que pretendia, ainda, implementar uma Escola Infantil de forma a contribuir para o aperfeiçoamento da instrução no país e, acima de tudo, no concelho. Assim, a 21 de Novembro de 1921, é colocada a 1ª pedra do Edifício Social e Escola Maternal do Orfeão Povoense. No entanto, o projecto não chega a ser concluído, mas parte da estrutura construída está hoje integrada na fachada da Biblioteca Municipal .
“À quarta (h)à conversa” decorre todas as terceiras quartas-feiras do mês, até Junho de 2010, mediante marcação prévia. Apresentará, em cada sessão, diferentes temas ligados à história local. A “Provisão Régia de D. Maria I para a criação da Praça do Almada” foi o primeiro tema, tratado na sessão inaugural, a 21 de Outubro.


“Poupar. Viver Melhor!”, o novo programa municipal para a prevenção de resíduos

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim associou-se, através do Pelouro do Ambiente, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009. Assim, entre 21 e 29 de Novembro o concelho é desafiado a “Poupar. Viver Melhor!” com um conjunto de iniciativas que mostram que a prevenção e redução de resíduos é o 1º passo para a protecção do Meio-Ambiente.
A instalação de novos Roupões, exposições, acções de sensibilização ou a distribuição de objectos que são exemplo da valorização de resíduos são apenas exemplos de algumas actividades que vão ser desenvolvidas e para as quais Aires Pereira, Vereador do Pelouro do Ambiente, pede o envolvimento de todos os poveiros, de forma a lutar por “uma atitude mais inteligente e favorável à diminuição do consumo doméstico”. Por isso, há que repensar hábitos, “adquirindo apenas o indispensável e o que pode ser reutilizado.” E como ele próprio sublinha, a autarquia tem apostado num conjunto de boas práticas que são exemplo de redução e reutilização de resíduos. Assim, e no âmbito de “Poupar. Viver Melhor!”, o Vereador recorda que a autarquia conta com uma rede de Roupões onde se pode depositar roupa ou calçado, evitando, assim, que estes materiais sigam para incineração ou aterro, sendo reaproveitados para a produção de outros materiais têxteis. E dado o êxito que este equipamento obteve junto da comunidade, vão ser instalados dois novos roupões na semana “Poupar, Viver Melhor!”.
A compostagem é outra ferramenta muito útil no que respeita à redução de resíduos e que está ao alcance de muitos poveiros. De facto, a compostagem caseira, com o Projecto Terra à Terra, ou comunitária, com o Parque do Gorgolito, permite que a população transforme os seus resíduos orgânicos num composto útil para os solos, evitando assim que, uma vez mais, resíduos que podem ser valorizados sejam reencaminhados para, por exemplo, aterros.
São estes os instrumentos que a autarquia põe à disposição do munícipe, ao mesmo tempo que implementa, na sua própria “casa”, um conjunto de medidas que vão desde a poupança de papel (usando papel reciclado e com menor gramagem) até à reutilização de caixas para a optimização da separação de papel e cartão usados.
Mas para saber mais, e fazer parte da semana “Poupar. Viver Melhor” visite o
portal municipal e descarregue o dossiê de comunicação onde, para além da Mensagem do Vereador do Pelouro do Ambiente e do programa, pode encontrar mais informação sobre as ferramentas que a autarquia disponibiliza no sentido de prevenir e reduzir os resíduos, assim como os resultados obtidos até agora. E para finalizar, não deixe de ler atentamente “Os 10 Mandamentos da Prevenção”, um conjunto de dicas que, de uma forma muito simples e prática, nos dizem como fazer menos lixo.
Em
www.ewwr.eu pode ver as acções que estão a ser dinamizadas no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009, promovida pelos seguintes parceiros europeus: ADEME (França ACR+ (Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem), ARC (Catalunha, Espanha), IBGE (Região de Bruxelas,Bélgica) e LIPOR.


“Poupar. Viver Melhor!” – o programa
Em conjunto com vários parceiros sociais, o Pelouro do Ambiente coordena um programa variado e apelativo.
Destaque para o dia 24 de Novembro, data em que a Praça do Almada se vai transformar num enorme depósito de vestuário. Isto porque a roupa e calçado recolhida nos Roupões será depositada na Praça, com o intuito de chamar a atenção para o excesso de resíduos têxteis que produzimos. De forma a reforçar este momento de sensibilização, estarão instalados cinco painéis informativos acerca da Prevenção de Resíduos.
No dia 26, em parceria com o Gabinete de Acção Social de Argivai, vai decorrer uma acção de sensibilização, no Diana Bar, para os residentes em bairros sociais da Póvoa de Varzim e, no dia 27, o MAPADI vai distribuir na sua loja (no Mercado Municipal) e a quem efectuar compras, individuais elaborados com base em desperdícios de farrapos.
Ao longo de toda a semana, várias acções vão decorrer em simultâneo. Assim , tanto a autarquia como a EB 2/3 Cego do Maio vão distribuir os conhecidos dísticos “Publicidade não endereçada, aqui não” e, nos ecrãs do Posto de Turismo, do Museu Municipal e no atendimentos da Secção de Licenciamento de Obras será exibido um filme sobre a Prevenção de Resíduos. O MAPADI, num gesto que muitos podem reproduzir, vai substituir, nas suas instalações, todas as lâmpadas por outras de baixo consumo.
No Centro de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde serão distribuídos sacos elaborados a partir de trapos, por utentes do MAPADI, e diverso material informativo. Será ainda exibido um filme sobre os benefícios de consumir água da torneira.
MAPADI e EB 2/3 Cego do Maio serão dois pontos de entrega de pequenos instrumentos eléctricos ou electrónicos inutilizados. Depois de consertados, os instrumentos serão oferecidos a instituições de solidariedade social. Numa acção semelhante, a Associação de Amizade S. Pedro de Rates “ECOrepara” e devolve estes objectos, gratuitamente.
As exposições completam este programa. No Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de Rates os utentes mostram, através de trabalhos e fotografias, as medidas que puseram em prática para prevenir a produção de resíduos. A esta exposição, “Lixo (-) Menos”, junta-se “Não faça lixo, proteja a vida dos produtos”, nas instalações do MAPADI e que demonstra os produtos que se podem criar através do aproveitamento de resíduos. Por último, e na Junta de Freguesia de Terroso, a empresa Lusocarpet, Lda., mostra “O Caminho do Trapo”, retratando, através de imagens e produtos, o circuito da recuperação dos têxteis.

Museu Municipal celebra o Mar


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A 16 de Novembro o Museu Municipal comemora o Dia Nacional do Mar, abrindo excepcionalmente as suas portas, já que à segunda-feira se encontra encerrado, e oferecendo um programa comemorativo com teatro e uma exposição sobre faróis.
“O Homem que falou com os peixes” é um teatro de marionetas que o Museu Municipal prepara regularmente no âmbito do seu serviço educativo, mediante marcação prévia. No entanto, para a comemoração do Dia Nacional do Mar, o Museu preparou duas sessões, de entrada gratuita, às 15h30 e às 18h15. A peça, inspirada na obra O Poveiro, de António Santos Graça, no filme “Ala Arriba” e no típico Serão Poveiro, alude à vida e costumes da comunidade piscatória poveira, através das aventuras do pequeno Salvador e dos seus amigos. É, por isso, uma excelente actividade para se ver em família, onde os mais novos apreendem sobre a Tradição e História Poveiras.
Imagem de marca da costa portuguesa, o Farol faz também parte da identidade marítima poveira. Por isso, o Museu Municipal vai exibir, na Sala do Mar, antigos modelos de faróis em miniatura, com destaque para o “poveiro” Farol de Regufe. Estes faróis são expostos após um período de restauração que lhes devolveu o brilho e que permitirá, aos visitantes, admirar, em pleno, a beleza arquitectónica de cada um.