terça-feira, 30 de março de 2010

Festa do Livro e da Leitura arranca no mês de Abril


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Abril é por excelência um mês dedicado aos livros no qual se celebra no dia 2 o Dia Internacional do Livro Infantil e a 23 o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

A Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim não poderia ficar indiferente a estas efemérides e durante todo o mês celebra a Festa do Livro e da Leitura. A iniciativa contempla uma diversidade de actividades que se realizam dentro e fora da biblioteca e que se destinam a diferentes públicos.
Assim sendo, no dia 1 arranca mais uma campanha “Novos Leitores” que contempla a oferta de uma edição municipal a quem se inscrever como sócio da biblioteca através da solicitação do cartão de leitor.
Para permitir um contacto mais próximo com os livros, a Biblioteca vai para além das suas portas, de 12 a 23, na iniciativa Livros na Rua, marcando presença num espaço na Praça da República (nº 12) com actividades para crianças e adultos todas as tardes, sendo que o horário de funcionamento será de segunda e sexta-feira, das 14h30 às 18h30. Para os mais novos, será dinamizada a actividade “Os Livros apresentam-se” com leituras encenadas de histórias sobre livros, entre as quais destacam-se “O Canteiro dos Livros” de José Jorge Letria, “Olá, Eu sou um Livro!” e “O Afinador de Palavras”, ambos de Rui Grácio, “O menino que não gostava de ler” de Susana Tamaro, “O Incrível Rapaz que comia livros” de Oliver Jeffers, entre outros. A biblioteca convida pais e filhos para as tardes com histórias, “Ao Sabor dos Livros”, em que o Livro é a personagem principal. Outra das actividades propostas será Riscos e Rabiscos, um espaço onde as crianças podem desenhar e pintar livremente.



No dia 23, Dia Mundial do Livro, o espaço estará aberto todo o dia (das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30), com a realização de dois ateliers para o público infanto-juvenil, um de manhã e outro de tarde, sobre a temática dos Livros e Histórias, intitulados “O livro não é um papão!” e “A história salta cá para fora!”, pela Catavento Projectos Educativos.
Neste mesmo dia, mas no Auditório Municipal, às 15h00, terá lugar a 5ª edição de Vamos Passar o Testemunho, uma actividade da Biblioteca Municipal que envolve a participação das escolas do primeiro ciclo de ensino, convidadas, no início do ano lectivo, a construir em conjunto uma história que seria começada por uma turma de uma escola e depois passada sucessivamente às outras turmas tanto dentro do mesmo estabelecimento de ensino como a outros participantes para que a continuassem. A história concluída vai ser apresentada e lida, no dia 23, pelas crianças que a escreveram, sendo a apresentação aberta ao público em geral.
Na sexta-feira, 2, o Diana Bar festeja com os mais novos o Dia Internacional do Livro Infantil promovendo uma oficina de escrita criativa intitulada “Escreve a tua história…”, em que as crianças são convidadas a criarem um texto a partir de imagens seleccionadas fazendo jus à sua imaginação.
No sábado, às 15h00, terá lugar na Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal mais uma sessão de “Sábados Mágicos… Leituras Encantadas”, actividade que reúne pais e filhos em torno de uma história infantil no primeiro sábado de cada mês.
Nos dias 8 e 22, às 14h30, os livros vão, uma vez mais, à Pediatria do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde para proporcionar momentos de evasão às crianças que ali se encontram através da leitura de histórias por técnicos do serviço educativo da biblioteca. Trata-se de “Leituras no Hospital”, uma iniciativa do serviço educativo da Biblioteca Municipal, iniciada em Abril de 2007, e inserida no programa “Livros Fora de Portas”, onde se incluem também a “Leitura Sénior” e as “Bibliocaixas”. E no âmbito da “Leitura Sénior”, no dia 23, o livro chegará ao Centro de Dia da Beneficente, às 11h00 e ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, às 14h30, permitindo o contacto dos idosos com o livro.
Dia 14, quarta-feira, a Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca acolhe mais uma sessão de Artes e Ofícios, desta feita dedicada ao Livreiro com Alberto Bago, da Livraria Minerva, que, numa conversa com os mais novos, irá abordar as várias facetas dos livros, a sua comercialização e irá ainda falar da tradição familiar de livreiro de uma das mais importantes livrarias locais.
Na sexta-feira, 16, às 21h30, no Diana Bar, terá lugar a apresentação de “Uma Biblioteca para Ondame”, projecto de criação de uma biblioteca em Ondame, Guiné-Bissau, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através dos serviços da Biblioteca Municipal. A iniciativa está a ser desenvolvida desde Janeiro pela Fundação João XXIII, instituição que pertence ao patriarcado de Lisboa, e contempla projectos de solidariedade na área da Educação e Saúde em Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário