terça-feira, 1 de junho de 2010

PÓVOA DE VARZIM

De São Pedro de Rates rumo a Santiago de Compostela
Infopóvoa
Cerca de 90 pessoas partiram, no passado sábado, 29 de Maio, de São Pedro de Rates rumo a Barcelos, cumprindo assim a quarta etapa do “Caminho Português” de Santiago.
Entre peregrinos portugueses e espanhóis que fizeram este percurso de 16 quilómetros, encontrava-se Afonso Oliveira, Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que participou já na terceira etapa da peregrinação, organizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal – organismo de cooperação fundado e presidido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-N) e Xunta de Galicia.
Antes da partida, e acompanhados do arqueólogo municipal, José Flores, o grupo visitou a Igreja Românica e o Núcleo Museológico de São Pedro de Rates.
A visita e o conhecimento, em peregrinação, do “Caminho Português” de Santiago, no âmbito das comemorações do Xacobeo 2010, tiveram início a 8 de Maio, tendo como objectivo a chegada a Santiago de Compostela a 31 de Julho, sendo que as 13 etapas em que se divide são percorridas somente aos sábados.
O objectivo da iniciativa – que junta para além do organismo de cooperação, da CCDR-N e da Xunta, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, todos os municípios portugueses e galegos envolvidos, o Turismo da Galiza e a Organização do Xacobeo 2010 – é a promoção do caminho de Santiago pela rota tradicional central do lado português e a sensibilização pública para o seu importante valor histórico, patrimonial e paisagística.
O programa detalhado do percurso e outras informações sobre a iniciativa são disponibilizadas no site
www.ccdr-n.pt/caminhosantiago2010
Também no âmbito das iniciativas de promoção do Caminho Português de Santiago, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim organiza uma
Exposição Itinerante “Diur no Caminho de Santiago”, no Núcleo Museológico da Igreja Românica de São Pedro de Rates que poderá ser visitada pelos peregrinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário