sábado, 12 de junho de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Arquivo Municipal comemorou o Dia Internacional dos Arquivos



O Arquivo Municipal comemorou o “seu” dia na quarta-feira, 9 de Junho, com iniciativas que abrangeram diferentes grupos etários. Criada em 2007 – pela Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos – a data tem uma causa: chamar a atenção para a grande responsabilidade destas instituições em conservar, preservar e divulgar a memória, o património e a identidade de um povo. O Dia Internacional dos Arquivos é comemorado um pouco por todo o mundo e o Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim recebeu, durante todo o dia, públicos de diferentes idades e com diferentes interesses. Perto de 60 crianças, alunos do 3º e 4º anos da Escola da Lapa, puderam experienciar as actividades realizadas no dia-a-dia de um Arquivo, desde a higienação de documentos, passando pela paginação, a ordenação de documentos e a elaboração de índices. Munidos de luvas, única forma de manusear os documentos, as crianças compreenderam, com a ajuda dos técnicos do local, que o conhecimento da história e do desenvolvimento de uma cidade provém, em grande parte, dos documentos arquivados ao longo do tempo.
Alunos do ensino superior, estudantes do 1º e 2º ano do curso de Ciências e Tecnologias de Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), visitaram, durante a manhã, o Arquivo Municipal, o circuito do utilizador (sala de leitura e informação documental), o circuito do documento, o depósito, a mostra documental e a exposição “Arquivo Municipal: Memória, Identidade e Cidadania”, preparada para a comemoração do Dia Internacional dos Arquivos.
À noite, as atenções estiveram voltadas para a conferência de Maranhão Peixoto, arquivista da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O convidado, sob o tema “Arquivos Municipais: Afirmação e Desafios”, abordou a evolução destas unidades administrativas e culturais e os desafios que vivem no presente e no futuro próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário